June 2, 2020 administrador

Regras básicas de segurança no manuseio de armas de fogo

Armas são ferramentas que se manuseadas de maneira correta são extremamente seguras. Muitas pessoas ficam com medo pela simples presença de uma arma de fogo, quanto mais manusear uma arma, por isso decidimos escrever aqui algumas dicas de como manusear uma arma de fogo com segurança. Essas regras devem ser respeitadas tanto por quem está começando no mundo do tiro até por aqueles que estão anos praticado o uso das armas para seu esporte, sobrevivência e defesa.

Regra número 1: Sempre aponte a arma para uma direção segura!

Sempre, sempre, sempre, e não podemos deixar de frisar, sempre… aponte a arma que você está manuseando para uma direção segura. Seja um para-balas, o chão, caixa de areia ou parede de concreto. Armas foram feitas primeiramente para matar, seja um agressor, seja um animal, transformamos elas posteriormente em ferramentas para o nosso esporte e divertimento, mas elas não deixarão de cumprir sua primeira função se necessário e nem se por acidente o gatilho for puxado em uma direção insegura.

Regra número 2: Sempre trate uma arma como se ela estivesse carregada.

Não importa se você receber a arma de um amigo que diz ter checado ou mesmo tenha checado a arma na sua frente, SEMPRE cheque se o armamento está “frio”, ou seja sem munições. Mesmo checando e tendo certeza absoluta que o mesmo não apresenta nenhuma munição não aponte o mesmo para nenhuma pessoa ou objeto que você não precise ou queira destruir. Acidentes desse tipo são considerados homicídios e não há retorno para a vitima de um disparo acidental. 

Regra número 3: Tenha sempre certeza que seu alvo está em um local seguro quando for atirar.

Conferir se o alvo no qual você está praticando está em um local seguro é sua obrigação. Não terceirize essa responsabilidade! Sempre realize uma checagem se o ambiente onde você está praticando esta seguro, sem crianças, animais ou outros atiradores que possam passar na frente ou atrás do seu alvo e que após seu alvo tenha um para-balas eficiente que não permita a fuga desses projeteis para áreas não seguras.

Armas de fogo em cima da mesa com protetor auricular eletrônico e óculos de segurança
Foto por InfoArmas

Regra número 4: Sempre use proteção para olhos e ouvidos.

Mesmo em um ambiente seguro como um clube de tiro ou uma escola de tiro, sempre há a possibilidade de ricochetes dos projeteis ou da explosão da arma de fogo. As chances são menores utilizando os alvos e munições corretas, entretanto, acidentes acontecem. Assim sempre use óculos de proteção e também Abafadores de ruído são imprescindíveis também, armas tem estrondos sônicos elevados, assim se você for esposo repetidas vezes ao ruído do tiro sem proteção auricular você começa a perder gradativamente sua audição. Levam anos para a perda total acontecer, mas acredite ela chegará se você não usar as proteções adequadas.

Regra número 5: Guarde suas armas em local seguro!

Somos ferrenhos defensores de que crianças devem ser educadas para o uso e os perigos das armas de fogo. Crianças são movidas por curiosidade, nada mais curioso do que um objeto que todos dizem que você não pode mexer, ver ou tocar. Mas além de educar seus filhos sobre os perigos que uma arma pode ter e como tratar uma arma quando encontra-la é sua responsabilidade, até pela força da lei, de guardar suas armas em local seguro e preferencialmente sem munições na mesma, se possível em um cofre. Quanto mais camadas de segurança (sem munição, cadeado, cofre…) mais difícil será a ocorrência de um acidente ou mesmo um roubo. Entretanto ficará mais difícil para seu pronto uso, caso necessário.

Caso você adquiri uma arma para a sua defesa ou da sua casa ela deve estar ao seu alcance e cuidado o tempo todo, não deixe a mesma jogada pela casa ou de maneira desleixada em uma gaveta sem tranca. Acredite um descuido pode custar a vida do seu filho ou filha, tome cuidado. 

Regra número 6: Só coloque o dedo no gatilho quando for fazer o disparo!

Está é uma das regras que mais pessoas desobedecem no estande. Não fique com o dedo no gatilho o tempo todo! Aponte a arma para o alvo com o dedo fora do gatilho, faça a visada da mira e somente depois disso coloque o dedo no gatilho. Imediatamente depois de realizar o disparo retire o dedo do gatilho! Não é somente quando sair do alvo, sempre que não estiver disparando o dedo deve estar fora do gatilho. Essa regra de segurança é fator de desclassificação nas provas de Tiro Prático (IPSC). Além disso gera reprovação no laudo de tiro para aquisição de arma de fogo.

Segurança nunca é demais e pela experiencia sabemos que grande parte das mortes que acontecem com armas legalmente adquiridas são por acidente. Não estamos aqui falando de homicídios realizados por criminosos que matam por matar. Não importa quão experiente você seja, sempre respeite as regras de segurança. E se quiser adicionar algumas a mais na lista básica faça! Segurança no manuseio é o melhor aliado do atirador.

Atirador com rifle estilo AR-15 praticando a disciplina de não colocar o dedo no gatilho
Reparem no dedo do atirador. (Photo by Specna Arms from Pexels )

Fonte: Info Armas
× Como posso ajudar?